O texto Original encontra-se no site do Museu Nacional do Rio de Janeiro, no Guia de Visitação ao Museu Nacional / UFRJ. Pensei em colocar o texto aqui original, mas fui lendo e tendo outras ideias, e quis ir adicionando e modificando algumas coisas. Caso vocês tenham mais reflexões sobre o que está sendo abordado, postem nos cometários. Pois, assim iremos construir uma grande colcha de retalho bem sugestiva para as visitas nos museus. Da mistura entre o texto que já existia e os meus pensamentos, o que resultou segue abaixo:
Visitar um museu é sempre uma atividade lúdica e passível a abordar os mais diversificados temas. Para ter eficácia, é preciso planejar as atividades a serem executadas, antes, durante e depois da visita. O professor deve estar consciente de que visitar um museu não se trata de uma programação recreativa, mas uma atividade didática, que para ser bem sucedida requer atenção de todos participantes.
Por isso, é conveniente escolher previamente o que quer ser visto na visita. Sendo assim, recomendamos ao professor, ou instrutor, que visite a instituição museológica desejada sozinho, antes de trazer seu alunos. Com esta iniciativa poderá ser observado se as propostas do museu estão de acordo com a temática que está sendo trabalhada em sala de aula.
Antes da visita:
- o professor deve escrever quais seus objetivos com a visita;
- a turma deve ser preparada com uma motivação específica. para isso;
- a turma deve ser preparada com uma motivação específica. para isso;
- é importante mostrar para seus alunos o motivo da visita e a ligação com o programa da disciplina;
- a curiosidade deles deve ser aguçada, mostrando imagens e temas que podem ser vistos por ele no museu;
- os alunos devem levar caderno, lápis e borracha para anotações;
- é importante programar direito a saída do grupo em direção ao museu, pois assim não ocorrerá atraso e não atrapalhará as visitas de outros grupos posteriores.
Durante a visita:
- os alunos devem ser encorajados pelos professores para fazer perguntas ao monitor, assim dúvidas serão esclarecidas e a visita se tornará ainda mais dinâmica;
- os alunos e o próprio professor deve fazer anotações e fazer registro fotográfico (sem flash) para serem utilizados em sala de aula posteriormente;
- Deve ser mostrado aos alunos também; que o museu não é apenas local de ir com os coleguinhas da escola, mas também com familiares e amigos.
Depois da visita:
- momentos de reflexão e debates sobre o conteúdo e a própria vista devem ser promovidos em sala de aula;
- as informações registradas pelos alunos durante a visita, devem ser utilizadas em trabalhos individuais e em grupo;
- neste momento a capacidade de apreensão dos conteúdos que foram colocados durante a visita podem ser avaliados;
- os conteúdos abordados na vista, podem ser utilizados com exemplos no dia-a-dia dos alunos.
- o retorno a instituição é importantíssimo, dizendo se a visita atingiu os objetivos, como também sugestões de ideias para outras atividades que possam ser feitas com dentro do museu com os visitantes, a fim de que os conteúdos sejam melhor apreendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente ou deixe seu recado!