Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Museóloga Lygia Martins Costa é homenageada durante Conferência Geral

 
Considerada pioneira da Museologia brasileira, a museóloga Lygia Martins Costa, 98 anos, foi homenageada pelo Comitê Internacional para Museologia (ICOFOM), durante a 23ª Conferência Geral do ICOM.
Criado em 1977, o comitê integra a estrutura do ICOM e é responsável pelo estudo, pesquisa e disseminação de uma base teórica da Museologia enquanto disciplina, analisando criticamente as principais tendências da museologia contemporânea.
Com mais 50 anos de atuação na área museal, Lygia Martins Costa (foto) formou-se em 1939 pelo pioneiro curso de museus do Museu Histórico Nacional. Trabalhou no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Teve participação fundamental na implantação do ICOM Brasil, em 1948.
Durante encontro com a museóloga, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, sublinhou seu papel fundamental para a museologia brasileira e latino-americana. Ele entregou à homenageada um exemplar da publicação dos anais da Mesa Redonda de Santiago, realizada em 1972, que consagrou as teses da Museologia Social, em pauta na 23ª Conferência Geral do ICOM, e teve a homenageada como representante do Brasil.
“Ligya é uma aula de patrimônio e uma lição de vida, pela contribuição que continua a oferecer à cultura e à proteção dos acervos históricos”, disse Angelo Oswaldo. Para o museólogo Henrique Cruz, um dos promotores da homenagem, ela é um exemplo para a classe e contribuiu muito para a Museologia em mais de cinco décadas de exercício da profissão.
 
 

Fonte: Boletim Ibram

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Assunto que me inquieta!

SECRETÁRIO DIZ QUE REFORMA DO CARRO DE BOI SAI AINDA ESTE ANO


Publicado em: 20-05-2013 - 03:05:18




O Complexo Carro de Boi, localizado nas dependências do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), em Feira de Santana, deve ser reformado até o final deste ano, garantiu o secretário estadual de cultura, Albino Rubin.

A alegação apresentada pelo governo para não ter feito intervenções no espaço, paralelamente à revitalização da Sala Principal do Amélio, é de que não havia recursos suficientes, já que esta obra deve consumir cerca de R$ 6 milhões.

“É uma prioridade para nós, mas nem sempre conseguimos o dinheiro necessário, até porque tivemos que investir em outros centros no estado que estavam em péssimas condições”, afirmou Rubin.

O deputado estadual Zé Neto, líder do governo estadual na Assembleia Legislativa, disse ainda que havia mais emergência na reforma do teatro, telhado, banheiros e na garantia de acessibilidade ao CCAAm.

Idealizado pelo arquiteto Amélio Amorim, o Carro de Boi, composto por uma boate e um restaurante, recebia intensa movimentação cultural durante as décadas de 70 e 80.

AUTORIA: Elsimar Pondé
Fonte: www.vivafeira.com.br

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Semana de Museus 2013: ENTREVISTA COM A MUSEÓLOGA LISE MARCELINO Instituições feirenses participam de evento nacional. Inscrições abertas



Publicado em: 19/04/2013 - 18:04:31




Estão abertas as inscrições para participar daSemana Nacional de Museus em Feira de Santana. Uma vasta programação vai estar disponível para a população feirense e visitantes.

Na cidade, vão participar a Escola de Capoeira Universo Cultural, no Distrito de Maria Quitéria; o Instituto Odu Odara, no Bairro Tomba; o Museu Antares de Ciência e Tecnologia, no Bairro Jardim Cruzeiro; o Museu Casa do Sertão, que fica na Uefs e o Museu Regional de Arte, integrante do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), no Centro. Toda a programação, local e nacional, está disponível no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão nacional vinculada ao Ministério da Cultura, que lança anualmente o tema do grande evento.

Viva Feira foi buscar informações com a museóloga Lise Marcelino Souza, do Museu Antares que, pelo segundo ano, participa do evento. Ela observa que a agenda do Antares diverge um pouco da que está no informativo do Ibram. No entanto, os dias são os mesmos que estão lá, valendo a programação do cartaz. 

A Semana Nacional de Museus acontece em quantos municípios e em quais regiões do país? 

Este ano serão 1.252 instituições em todo o Brasil participando, sendo estas distribuídas em 535 municípios de Norte a Sul do país.

Há quanto tempo acontece em Feira? Qual a novidade este ano?

Acredito que em outras instituições como o Museu Casa do Sertão, este evento já vem acontecendo há alguns anos. No que se refere ao Museu Antares, é o segundo ano. Participamos o ano de 2012 e estamos agora novamente em 2013. 
A novidade, principalmente do Museu Antares, é atrair, durante a semana, diferentes tipos de público, mostrar às pessoas que o Museu não escolhe quem visita, ele está aberto para todos aqueles que tiverem interesse em fazer uso do conhecimento e da memória que nele é oferecido. Para demonstrar isso, fizemos uma programação diversificada a fim de atender os mais variados grupos.

Para participar de qualquer atividade da programação é preciso se inscrever antes? É gratuita ou tem taxa?  

No nosso caso aqui, do Museu Antares, é preciso se inscrever no dia e na atividade desejada, pelo telefone (75)3624-1921 e a entrada é gratuita, tanto para as atividades quanto para a visita ao museu na semana do evento.

Qual é o prazo para inscrição e como se inscrever?

É interessante que a pessoa se inscreva com antecedência, pois são vagas limitadas. Para o seminário são 50 pessoas, no curso de Photoshop são 10 e para a oficina, já temos um grupo de terceira idade agendado e estamos planejando convidar um grupo de crianças pacientes com câncer.

Terá certificado? 

Terá certificado para quem participar do seminário.

Qual é o público-alvo?

No primeiro dia, que será o seminário, estamos estimulando a participar estudantes e profissionais que estejam envolvidos na temática de museus, turismo e educação não formal, como universitários da Uefs, da (Federal do Recôncavo da Bahia) UFRB, e estudantes do curso de turismo do Ceteb.O curso de Photoshop é aberto para a comunidade geral, basta apenas que a pessoa tenha interesse em ser capacitado para o uso do programa

Qual é a importância deste evento para Feira de Santana?

Com a nossa participação e de demais instituições de nossa cidade, conseguimos uma representação significativa no cenário museal, e é interessante que esta ação permaneça ao longo dos anos e não apenas ocorrendo neste ano de 2013, bem como atrair ainda mais os feirenses para estes espaços culturais e de entretenimento, desmistificando assim o velho mito de que a nossa cidade não possui atrativos de semelhante porte.
Lise Marcelino Souza é feirense. Museóloga graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ela atua como analista universitária em museologia no Observatório Astronômico Antares/Museu Antares de Ciência e Tecnologia, instituição vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana. Lise mantém o blog Um Olhar Museológico.

AUTORIA: Viva Feira